Cocaína
Nomes de calão incluem coca, branquinha, neve.
A cocaína é um pó branco feito das folhas da planta da coca, que cresce sobretudo na América do Sul. É normalmente ‘snifada’ pelo nariz. O ‘crack’ não é uma droga diferente mas uma forma de cocaína mais viciante. O crack, também conhecido como ‘rock’, ‘pedra’ ou ‘base livre’, é normalmente fumado. A cocaína é por vezes injectada ou ingerida.
Efeitos – A cocaína é um poderoso estimulante. Fá-lo sentir mais alerta e energético e também tira a sensação de fome e sede.Estes efeitos podem durar até 20 minutos após cada uso. Fumar crack dá uma pedrada mais curta mas mais intensa.
Efeitos secundários – Devido aos seus poderosos efeitos, os utilizadores de cocaína ficam muitas vezes com vontade de mais. Doses grandes podem fazer com que fique exausto, ansioso e deprimido e por vezes agressivo.
Riscos – O facto de ‘snifar’ a cocaína pode causar danos permanentes ao interior do nariz. O uso da cocaína pode danificar o seu coração e pulmões e grandes doses pode provocar a morte por ataque cardíaco ou coágulos de sangue. Tomar cocaína com álcool aumenta o risco de ataque cardíaco e de morte. A ingestão de cocaína pode danificar o tecido do intestino. A depressão que se segue ao êxtase pode ser séria e levar a tentativas de suicídio. Com o decorrer do tempo e abuso da substância, a sensação de excitação provocada pela cocaína pode fazer com que fique agitado, perca o sono e o peso. Algumas pessoas podem ficar com psicose paranóica pelo que podem ficar violentas. O forte desejo por cocaína, especialmente crack, podem levar ao desejo de querer a droga a toda a hora e pode perder o controlo do seu uso da droga.
Sem comentários:
Enviar um comentário